O bom vendedor é muitas vezes retratado como alguém que é prolixo, possui uma habilidade extraordinária de persuasão e é capaz de convencer o cliente por meio de argumentos e explicações nos mínimos detalhes. Pois bem, esse perfil vem deixando de funcionar no mercado. Hoje, o bom vendedor é aquele que escuta de forma ativa.
Vamos ao caso: três anos depois de ter comunicado ao público que passaria a adotar apenas o nome de Ponto, a rede de varejo Ponto Frio volta atrás na estratégia e informa que retomará seu nome antigo.
A empresa não deu mais detalhes sobre a estratégia que sustenta essa mudança. A alteração do nome do Ponto Frio segue uma mudança que também ocorreu com o Grupo Casas Bahia, proprietário da rede, no ano passado. Em setembro de 2023, o grupo, que até então tinha o nome de Via, anunciou a mudança de sua denominação social para Grupo Casas Bahia S.A.
Posicionar marcas também é um trabalho de vendas. Eu quero que o público compre a minha ideia. Não basta mudar o nome de uma marca porque a equipe acha que é o melhor a ser feito; é preciso entender se o consumidor realmente precisa e quer que esse movimento aconteça e, a partir disso, criar a melhor estratégia (que poderá seguir o caminho que foi ouvido ou não, claro). E como descobrir tudo isso? Realizando pesquisas de mercado.
Por que eu preciso ouvir quem consome meu produto ou serviço?
Só podemos oferecer um produto ou serviço que atenda às demandas dos consumidores se entendermos suas dificuldades, necessidades e objetivos. Além disso, existe o fator emocional envolvido.
A gente se apega à uma marca que faz parte da nossa vida, né? Bem, é pra isso que as equipes envolvidas trabalham: para criar conexões verdadeiras entre a marca e seus consumidores. O público sentiu falta no “Frio” porque, provavelmente, tem conexão emocional com ele.
Então fica a dica pra você que gerencia uma marca, não importa o tamanho dela: faça pesquisas! Converse com quem consome seu produto/serviço, descubra com a relação que eles constroem com a sua marca e só depois pense em fazer alguma mudança.
— Gosto desse vídeo do Arhur Bender e acho que pode te trazer algumas reflexões bacanas sobre gestão de marca pessoal: