vocês acompanharam esse alvoroço do nosso Greg (personagem do Vincent Martella na série “Todo mundo odeia o Chris”) nas redes sociais? ele lançou a camisa” eu sou famoso no Brasil” no Instagram e o post já tem mais de 4 milhões e curtidas - e o perfil dele, que antes tinha um pouco mais de 200mil seguidores, agora já está com mais de 6,6 milhões de seguidores! é o Brasil do Brasil! 👯♀️
a L'Occitane au Brésil aproveitou esse embalo e lançou uma campanha com o cara, utilizando um elemento que conecta os dois universos: o fato de não serem brasileiros mas amarem o Brasil. uma excelente sacada! a marca de produtos disse que “Gringo que ama o Brasil, a gente se identifica. Meu olhar francês apaixonado pelo Brasil combinou com esse olhar apaixonado do Vincent também, mon amour 👌🏻”
o que podemos aprender com isso?
— identificar oportunidades: a L'Occitane identificou uma oportunidade de associar sua marca a um fenômeno viral nas redes sociais envolvendo o ator que tem forte apelo emocional com os brasileiros por causa da série. essa habilidade de identificar oportunidades e agir rapidamente é crucial no branding contemporâneo.
— conexão cultural: a marca soube identificar um elemento cultural que conecta tanto ela quanto o fenômeno em questão, que é o amor pelo Brasil mesmo não sendo nativos do país. esse link cria um vínculo emocional com o público-alvo brasileiro e reforça a identidade da marca.
— surfar nas tendências: ao aproveitar a popularidade do personagem Greg e a camisa lançada por ele, a L'Occitane demonstrou estar antenada às tendências e à cultura popular + digital, o que pode aumentar sua relevância e atratividade para o público mais jovem, além de mostrar a capacidade da marca de estabelecer parcerias estratégicas.
— coerência na narrativa: a mensagem da campanha da L'Occitane ao destacar o amor pelo Brasil e a identificação com o país reforça a narrativa da marca, que valoriza ingredientes e influências culturais locais em seus produtos.
em tempo, preciso confessar a vocês que só descobri recentemente, quando fui experimentar um hidratante na loja, que o grupo L’Occitane possui duas marcas: a L’Occitane en Provence e a L’Occitane au Brésil 😅 você já sabia? se não, mais um ponto para a au Brésil por ter feito essa campanha.
de acordo com o site oficial:
Inspirada pela natureza da Provence, no Sul da França, a L’Occitane en Provence foi fundada em 1976. Desde então, compartilhamos as belezas e a arte de viver dessa região com o mundo através dos nossos produtos. Apaixonados pelo encanto da beleza brasileira, o grupo fundou a L’Occitane au Brésil em 2013, com produtos que carregam a alma francesa e o coração brasileiro em uma produção totalmente local.